A aula de hoje foi muito interessante. A princípio assistimos a uma inttrevista do Roda Viva com Steven Johnson, professor americano graduado em semiótica e crítico cultural. Steven Johson, autor de vários livros a respeito do mundo digital, defende o uso dessa teconologia como recurso que desenvolve o raciocíonio, a criatvidade e a inteligência do ser humano. Segundo ele os jogos também servem ao desenvolvimento do raciocínio uma vez que coloca as crianças em contato com uma série de problema a serem resolvidos e em acesso a diversas linguagens. Disse ainda que não existe nenhuma pesquisa que prove que estes jogos estimulam a violência e que nos Estados Unidos o índice de violência até diminuiu nos últimos anos. Johson reconhece que deve haver um tipo de orientação dos pais às crianças no acesso a estes ambientes, que existem jogos mais adequados a um determinada faixa etária do que a outra. Disse também que o tempo de acesso ao computador deve ser mesclado e que se este for utilizado de uma forma saudável com certeza trará resultados positivos ao indivíduo.
Em paralelo ao comentário da entrevista discutimos também o texto de Levi Pierre sobre a Cybercultura. O texto fala das novas formas de construção do saber proporcionada pelo avanço das tecnologias. O conhecimento deixa de ser estático, de memorização e passa a ser de raciocínio, velocidade e comunicação. Com isso o uso da teconologias impulsiona uma grande mudança no nosso sistema educacional tanto de qualidade(raciocínio, criatividade, interacao0 quando de quantidade (maior acessibilidade das pessoas ao conhecimento).
segunda-feira, 17 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bem, isso é o que os autores dizem. Agora, precisamos conhecer o que a Tania pensa, reflete, questiona sobre esses temas. Só poderemos contruir conhecimento argumentando sobre as temáticas. Não basta repetir os autores...
Postar um comentário