segunda-feira, 31 de março de 2008

Aula do dia 31/03/08

INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A inclusão digital dos professores em nosso país ainda não saiu das páginas de alguns projetos elaborados pelo governo, ongs, escolas... visto que concretamente a realidade mostra os professores, tanto de escolas públicas quanto privadas, alheios ao campo das novas tecnologias. Quando muito, os professores têm acesso ao computador, usam para digitar um relatório ou uma atividade para os alunos, não passando da idéia de utilização deste mecanismo enquanto ferramenta de trabalho. É preciso ir além da utilização do computador enquanto ferramenta. É necessário que o professor tenha uma formação substanciada de conhecimento dos ambientes virtuais para perceber as novas possibilidades de construção de saberes que estes ambientes trazem. Mas, isto só é possível se avançarmos um pouco nas nossas concepções de educação, pois no mundo cibercultural - o qual estamos vivendo através do avanço tecnológico - a educação passa do contexto da transmissão de conhecimento para o da formação de novos conhecimentos, desenvolvendo o senso crítico, o diálogo, a criatividade e o raciocínio dos alunos.

4 comentários:

Catia Lima disse...

Concordo com vc, realmente as novas tecnologias surge de forma totalmente desafiante para a educação. Diante dessa problemática ficamos desconcertados, no entanto conhecer as dinâmicas das novas tecnologias nos levará a tão sonhada inclusão...

Aline Rodrigues disse...

oi!
pena que não pude ir a esta aula!!!
Mas concordo com vc é necessario repensarmos a educação diante das novas tecnogias!!!
bjos

Bonilla disse...

Muito bem Tania, as duas últimas postagens estão bem mais reflexivas. Continue assim, escreva, coloque tuais idéias, se expresse e interaja... é assim que produzimos conhecimento...

Anônimo disse...

È preciso está aberto para as novas possibilidades,além de a maioria dos professores não estarem preparados para as novas tecnológias, as orientações que são dadas a eles para prosseguirem com o trabalho são as mesmas daquele velho livro didaático que diz como tudo deve ser feito.
As coisas acontecendo desta maneira não tem como haver mudanças positivas.