segunda-feira, 5 de maio de 2008

Aula do dia 07/04/08

Inclusão digital

A maioria dos programas de inclusão digital tem como foco a alfabetização digital, ou seja, o desenvolvimento de habilidades básicas do indivíduo para uso das novas tecnologias o que de certa forma leva à compreensão de uso das novas tecnologias, ainda, enquanto ferramentas de trabalho. A inclusão digital como processo de alfabetização não é suficiente para para que o indivíduo possa lidar com as novas tecnologias e as exigências da sociedade da informação. Penso que a inclusão digital deve ser vista de forma mais substanciada, tomando como base o conceito de letramento.
Em síntese, o cidadão letrado é aquele que domina as habilidades básicas de dominínio da língua escrita- alfabetização, e que faz uso autônomo destas habilidades na sua vida prática social. O cidadão letrado é aquele que tem conhecimento da língua e autonomia para se comunicar através dela e produzir conhecimento. Assim, os programas de inclusão digital devem levar o cidadão a dominar as habilidades básicas de uso das novas tecnologias, mas, sobretudo, garantir uma formação que leve o cidadão a fazer uso dos ambientes virtuais enquanto veículo de comunicação, enquanto consumidores críticos produtos oferecidos e também como produtores de novos conhecimentos e novas informações.




2 comentários:

Carla Oliveira disse...

Concordo com você Tania sobre a alfabetização acompanhada com letramento, mas se pensarmos nosso país não consegue alfabetizar todas as suas crianças que acabam se tornado alunos de EJA imagine formar professores para que utilizem tecnologias para obterem essa proeza.
A alfabetização de qualidade com letramento é impedida por políticas de exclusão muito enraizadas na sociedade, temos que tomar conhecimento sobre elas, sabermos identificá-las nas práticas de ensino e revertê-las em ensino de qualidade, o computador pode nos dar esse suporte, mas o professor precisa se alfabetizar, ser letrado para assim propiciar isso aos outros.

anacarolina_ufba disse...

Tânia...
Muito legal essa relação que você faz entre tecnologias e letramento!!
Partindo-se desta relação notamos a incapacidade dos governantes em promover politicas capazes de oferecer uma Educação de qualidade à população imagine oferecer subsídios aos professores para que utilizem as tecnologias através de práticas e métodos para se ter tais universalização.