sábado, 31 de maio de 2008
Aula do dia 05/05/08
Aula do dia 28/05/08
Agora o meu orgulho não restringe ao fazto de saber digitar os relatórios dos meus alunos no computador. Estou passando da posição de alfabetizada para a de letrada em tecnologias, podendo circular, me comunicar, produzir e trocar informações.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Aula do dia 14/04/08
Na aula de hoje vivenciamos um
processo de oficina com ex-alunos da disciplina Tecnologias Comtemporaneas sobre
a utilização de dois programas do software livre: inkscape para produção de
impresso e Kino para produção de vídeos. As duas oficinas foram muito ricas de
forma que instigarm em mim o desejo de continuar pesquisando e aprendendo sobre
estes programas para incluir na produção com meus futuros alunos. É diante de um
trabalho como este que sentimos o quanto o professor se encontra despreparado
para lidar com as novas tecnologias. Penso que se os programas de capacitação de
professores e as políticas de inclusão digital fossem mais eficientes nossas
escolas teriam uma realidade muito mais interativa, mais viva e saudável. Talvez
se os alunos tivessem a possibilidade de vivenciar os desafios da tecnologia e
exercitar sua critividade nossas escola não estivessem com um número tão elevado
de evasão. Segundo Anísio Teixeira a escola tem que ser um espaço de trabaho
critivo, onde os alunos possam desenvolver suas potencilidades e este trabalho
deve estar diretamente relacionado as exigências do meio social. Se veivemos na
sociedade da tecnologia, precisamos viver a escola da tecnologia também, no seu
modo mais crítico para a contrução do conhecimento e da melhoria das condições
de vida dos cidadãos.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Aula do dia 07/04/08
Em síntese, o cidadão letrado é aquele que domina as habilidades básicas de dominínio da língua escrita- alfabetização, e que faz uso autônomo destas habilidades na sua vida prática social. O cidadão letrado é aquele que tem conhecimento da língua e autonomia para se comunicar através dela e produzir conhecimento. Assim, os programas de inclusão digital devem levar o cidadão a dominar as habilidades básicas de uso das novas tecnologias, mas, sobretudo, garantir uma formação que leve o cidadão a fazer uso dos ambientes virtuais enquanto veículo de comunicação, enquanto consumidores críticos produtos oferecidos e também como produtores de novos conhecimentos e novas informações.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Aula do dia 31/03/08
A inclusão digital dos professores em nosso país ainda não saiu das páginas de alguns projetos elaborados pelo governo, ongs, escolas... visto que concretamente a realidade mostra os professores, tanto de escolas públicas quanto privadas, alheios ao campo das novas tecnologias. Quando muito, os professores têm acesso ao computador, usam para digitar um relatório ou uma atividade para os alunos, não passando da idéia de utilização deste mecanismo enquanto ferramenta de trabalho. É preciso ir além da utilização do computador enquanto ferramenta. É necessário que o professor tenha uma formação substanciada de conhecimento dos ambientes virtuais para perceber as novas possibilidades de construção de saberes que estes ambientes trazem. Mas, isto só é possível se avançarmos um pouco nas nossas concepções de educação, pois no mundo cibercultural - o qual estamos vivendo através do avanço tecnológico - a educação passa do contexto da transmissão de conhecimento para o da formação de novos conhecimentos, desenvolvendo o senso crítico, o diálogo, a criatividade e o raciocínio dos alunos.
segunda-feira, 24 de março de 2008
Aula 24/03/2008 Software Livre
Mas por que será que este sistema tão eficiente ainda não suprimiu o sistema privadoP Penso que as pessoas que tem o sistema privado(windons) funcionado normalmente ficam receosas em mudar e instalar um outro programa que ainda não conhece nem domina direito. Isso é o que vem acontecendo comigo, pois eu desconhecia completamente o sistema livre. Neste ponto a
política de incentivo ao uso do deste sistema, a divulgação, tem fundamental importância, para quebrar os mitos que tentam depreciar. A humanidade caminha para a liberdade da informação, para uma forma de construção de conhecimento mais livre e reflexiva, desta forma, um sistema operacional livre segue o processo de transformação e oferece suporte a esta sociedade.